Engemasf - Solução em Projetos e Obras
Por Engemasf em 10/10/2022
Investir em Franquias ou Imóveis? Qual é a opção mais rentável?

Se você chegou neste artigo hoje, posso chutar que você passou os últimos meses ou anos acumulando capital e agora busca formas de aplicar o investimento e fazê-lo render ainda mais, estou certo? Esse é um pensamento muito comum entre os investidores.

Bastam algumas pesquisas e você verá infinitas fontes afirmando que aplicar investimentos no mercado imobiliário pode ser uma grande oportunidade para quem busca aumentar o patrimônio ou conquistar estabilidade.

Agora, qual é a melhor forma de compor a sua carteira de investimentos: comprando imóveis ou investindo em franquias? Vamos explorar esse tema a seguir, continue a leitura.

 

Entendendo o mercado imobiliário de 2022

Assim como qualquer outro tipo de investimento, o mercado imobiliário também tem seus altos e baixos. Durante os últimos anos, especialmente durante o ano de 2021, vivenciamos a transição entre o auge da pandemia mundial de vírus SARS-CoV e a retomada à rotina social. Só que o mais impressionante é que, enquanto percebemos o declínio de diversos mercados, o setor imobiliário bateu recordes, crescendo 12%, e manteve sua ascensão.

Apesar de termos percebido um efeito menor em comparação a 2021, o ano de 2022 ainda é considerado um ótimo ano para a Engenharia Civil. Dados da Associação Brasileira de Entidade de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) mostraram que houve um financiamento de R$194,02 bilhões no mercado imobiliário - 9,2% a mais que no mesmo período do último ano -, mostrando que o mercado permanece resiliente e muito otimista.

 

Franquias ou Imóveis: qual é mais vantajoso?

Avaliar quais são as opções de investimento mais vantajosas não é simples. Para isso, precisamos considerar alguns aspectos básicos sobre o imóvel, como liquidez, custos e impostos, administração do bem e retorno sobre o investimento.

Liquidez

Entendemos por liquidez a capacidade da propriedade de ser comercializada. Infelizmente, nem todo tipo de imóvel pode ser convertido rapidamente em dinheiro, e quanto mais alto for o valor do bem, mais difícil será vendê-lo.

Custos e impostos

A aquisição do imóvel também agrega alguns custos e impostos, como as taxas de cartório e Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Uma vez concluída a transferência da propriedade, o novo dono também torna-se o responsável pelo IPTU e novas contas de água, energia, condomínio e manutenção, valores que podem variar de acordo com o tamanho do imóvel e tipo de atividade exercida.

Os valores também incidirão em alíquota sobre ganhos de capital no Imposto de Renda, algo que precisamos considerar na hora de decidir vender o imóvel.

Administração do bem

A gestão de imóveis também demanda tempo, gerenciamento de contratos e recursos, manutenção de cadastros inadimplentes e contratação de profissionais capacitados para apoiar processos de manutenção do imóvel. Tudo isso deve ser considerado ao fazer a sua escolha de investimento.

Retorno sobre o Investimento

E talvez um dos pontos de maior importância para o investidor seja fazer com que o investimento traga algum retorno, uma margem de lucro, seja pela valorização do imóvel ou tornando-o um negócio seguro, com giro de capital financeiro.

 

Comparativos - a hora da verdade

Os imóveis podem trazer certo retorno financeiro ao investidor por meio da locação, seja para fins comerciais ou residenciais. No entanto, ainda existe o risco do imóvel não se tornar uma rápida fonte de renda pelos seguintes motivos:

  1. Não ser alugado rapidamente por uma família ou empresa, perdendo o poder de gerar renda fixa para o proprietário;
  2. Gerar mais custos e responsabilidades do que garantias de retorno financeiro; e
  3. Será mais difícil de vender justamente pelos riscos inerentes ao imóvel.

Já as franquias são uma fonte de investimento muito mais segura desde o primeiro momento, justamente pelo maior potencial para gerar capital.

Para início de conversa, as franquias já trazem consigo uma grande vantagem que é a possibilidade de carregar o nome de uma marca já consolidada entre os consumidores, facilitando a promoção do novo espaço e reduzindo a demanda de Marketing para promover a empresa.

Estudos da ABF também apontam que a rentabilidade média das franquias no Brasil varia entre 12% e 18% ao ano, margem que pode ser muito superior de acordo com o nicho e a marca franqueada. Você já começa com um negócio bem engatilhado, autossustentável e que permite atender as demandas administrativas mais rápido, com altíssimo potencial de escala.

 

Também deseja aproveitar melhor as oportunidades das franquias e investir nessa fonte de renda valiosa? Conte com o apoio da Engemasf para tirar suas dúvidas e ingressar de vez neste mercado.

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..